quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ACADEMICISMO X ARTE MODERNA

Academicismo
Entre os anos de 1850 e 1920,no Brasil, predominaram as manifestações artísticas centradas na Academia Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro que tinham características românticas,neoclássicas e impressionistas.Pintores brasileiros também se tornaram famosos como Amoldo,Bernardelli,Vitor Meirelles,Almeida Júnior e Pedro Américo,que pintaram temas mitológicos e históricos como cenas de batalhas.Surgiram alguns como Elyseo Visconti e Benedito Calixto que abandonaram o acade4micismo e aventuraram-se no Impressionismo.


Pedro Américo


Vitor Meirelles(Moema)


Arte Moderna

O movimento literário da Semana da Arte Moderna de 1922,em São Paulo,contou com uma série de eventos como exposições ,discursos e concertos no Teatro Municipal.Era uma reação contra o academicismo bastante influente ainda na época.
Na Semana da Arte Moderna,entre 11 e 16 de fevereiro de 1922,as pinturas de Tarsila do Amaral,Anita Malfatti,Vicente do Rego Monteiro e Di Cavalcanti,e as esculturas de Victor Brecheret e as gravuras de Osvaldo Goeldi,o surrealista Ismael Nery e Alberto Guignard foram um sucesso.


Tarsila do Amaral


Vicente do Rego Monteiro(O atirador de arco)


Após dez anos de modernismo,a arte brasileira tornou-se gradativamente mais tradicional,quando surge Cândido Portinari,que usa sua tendência cubista em obras de cunho social.
Em 1947 foi fundado em São Paulo,o Museu de Arte,pelo jornalista Asssis Chateaubriand
O MASP conta com um grande acervo,desde os primeiros italianos,até os mais famosos autores brasileiros atuais como,Iberê Camargo, Hélio Oiticica,Cláudio Tozzi e Ivald Granato.


Cláudio Tozzi



MASP (Museu de Arte de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário